Notícias

De repente, Covid-19

corona-virus-covid-19

De repente o ano de 2020, que chegou cheio de expectavas, energias e metas, transformou-se repentinamente em período de muitas decisões em pouco espaço de tempo quando o vírus, que apareceu em Wuhan, na China, começou a tomar dimensões intercontinentais. Não demorou muito para a OMS – Organização Mundial da Saúde, classificar como Pandemia e o mundo todo começar a se preocupar, falar e querer saber mais informações sobre Coronavírus e o que se tratava a Covid-19.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar

A chegada da pandemia do Covid-19 ao Brasil, quando das primeiras orientações do poder público, nos deparamos com um momento singular neste milênio e, para a Venax, assim como para outras empresas, este momento não foi ou está sendo fácil… São desafios diários para manter o negócio, honrar compromissos com clientes e fornecedores e, em especial, com a força de trabalho. “É como pilotar um avião sem controlador nenhum, com bagagem cheio de passageiros e não saber o que vai ser ou encontrar pela frente” analogia feita pela diretora Fabiana Bergamaschi, para definir as incertezas dos atuais dias.

Na empresa, foram adotas uma séria de medidas. Num primeiro momento, afastamento dos profissionais que fazem parte do grupo de risco, elaboração e distribuição de materiais informativos aos demais e, posteriormente, tivemos que dar férias coletivas para toda a fábrica, permanecendo apenas poucos profissionais, essências, à elaboração e organização das ações da Venax no retorno destas férias.

De acordo com os profissionais da área da saúde, a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

  • Toque do aperto de mão;
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Cientes disso, uma série de ações foram e permanecem sendo adotas na Venax como meio de proteção a nossos profissionais e cumprir com as medidas e decretos governamentais. Distribuímos protetores salivar (máscara higienizável e/ou protetor facial de acetato com acoplamento nos óculos de proteção) a todos os profissionais; medidas de distanciamento nas áreas de convivência, refeitório; fortalecimento das ações de higienização com instalação de novos pontos e distribuição de álcool 70% nos setores e pontos estratégicos; exposição e fornecimento de mais materiais informativos; suspensão e redução de contratos de trabalho, readequações de jornadas de trabalho; acompanhamentos diários das condições de saúde dos profissionais; cumprimentos das orientações médicas externas e internas; entre tantas outras ações que estamos adotando com muito zelo e cautela.

O futuro é desafiador. A ideia do novo normal dificilmente será substituída pelo “normal” do antes da pandemia. As mudanças e decisões serão muito frequentes. A economia, o mercado… a vida está com novo ritmo. Usando as palavras de Fabiana Bergamaschi “aceitar estas mudanças, este é o grande desafio”. A chave, para estes novos tempos, é entender que todo dia é um dia diferente do outro, que é necessário ser flexível de todas as formas e adaptar- se continuamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *